Conteúdo do curso
1. INTRODUÇÃO 2. ENVELHECIMENTO 3. SEXUALIDADE 4. DIABETES EM IDOSO 5. PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL 6. MANUTENÇÃO DA CAPACIDADE FUNCIONAL 7. ASSISTÊNCIA ÀS NECESSIDADES DE SAÚDE DO IDOSO 8. REABILITAÇÃO DA CAPACIDADE FUNCIONAL COMPROMETIDA 9. APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE CUIDADOS INFORMAIS 10. ALTERAÇÕES ANATÔMICAS 11. INSTABILIDADE 12. INCONTINÊNCIA URINÁRIA 13. ASSISTÊNCIA À SAÚDE DO IDOSO NO BRASIL 14. INTERNAÇÕES E REINTERNAÇÕES DO IDOSO 15. MAUS TRATOS NA VELHICE 16. HIGIENE PESSOAL 17. ALIMENTAÇÃO 18. DISTÚRBIOS DO SONO 19. SINAIS DE ALERTA 20. PACIENTE TERMINAL REFERÊNCIAS

1. INTRODUÇÃO

O envelhecimento ativo e saudável consiste na busca pela qualidade de vida por meio da alimentação adequada e balanceada, prática regular de exercícios físicos, convivência social estimulante, busca de atividades prazerosas e/ou que atenuem o estresse, redução dos danos decorrentes do consumo de álcool e tabaco e diminuição significativa da auto-medicação. Um idoso saudável tem sua autonomia preservada, tanto a independência física, como a psíquica. É importante qualificar os serviços de Saúde para trabalhar com aspectos específicos da saúde da pessoa idosa (como a identificação de situações de vulnerabilidade social, a realização de diagnóstico precoce de processos demenciais, a avaliação da capacidade funcional etc). É necessário garantir acesso a instrumentos diagnósticos adequados, a medicação e a reabilitação funcional da população idosa, prevenir a perda de capacidade funcional ou reduzir os efeitos negativos de eventos que a ocasionem. Cabe, portanto, à gestão municipal da saúde desenvolver ações que objetivem a construção de uma atenção integral à saúde dos idosos em seu território. É fundamental organizar as equipes de Saúde da Família e atenção básica, incluindo a população idosa em suas ações (por exemplo: atividades de grupo, promoção da saúde, hipertensão arterial e diabetes mellitus, sexualidade, DST/aids). Seus profissionais devem estar sensibilizados e capacitados a identificar e atender às necessidades de Saúde dessa população.


Diabetes mellitus é uma doença crônica que se caracteriza por uma elevada taxa de glicose (açúcar) no sangue e por uma falta parcial ou total de insulina (hormônio que queima o açúcar).



O diabetes do idoso, freqüentemente, não apresenta sintomas, sendo descoberto, na maioria das vezes, em check up ou em exames para investigação de outras doenças.



As atividades físicas mais recomendadas são a caminhada e os exercícios realizados dentro da água, como natação e hidroginástica.



A atividade sexual humana não depende das características físicas, psicológicas e biográficas do indivíduo, da existência de uma companheira e de suas características, depende também do contexto sócio-cultural onde se insere o idoso.



A ideia de que as pessoas de idade avançada também possam manter relações sexuais é culturalmente muito aceita, preferindo-se ignorar e fazer desaparecer do imaginário coletivo a sexualidade da pessoa idosa. ERRADO


Artigos
Vídeos do curso
Livros do curso